Reconhecer a responsabilidade e o papel de cada um é essencial. Neste post vamos ficar exemplos de algumas iniciativas realizadas por governos e empresas com o foco na sustentabilidade.
Projeto no norte de Minas Gerais
A cidade de Glaucilândia possui uma iniciativa que promove a reciclagem e ajuda os moradores rurais da região. O projeto ”Menos lixo, mais saúde alimentar” foi criado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a prefeitura da cidade.
Com o intuito de reduzir o acúmulo de resíduos nas propriedades rurais, o projeto incentiva que a população troque o lixo reciclável por mudas frutíferas certificadas, sementes de hortaliças e pintinhos. O projeto, iniciado em 2015, já beneficiou diretamente mais de 530 famílias, além de ter reduzido os gastos da prefeitura com lixão.
Cápsulas de café biodegradável
As cápsulas de café são feitas com plástico, portanto, demora cerca de 400 anos para se decompor. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aponta que em comparação com tradicional filtro de papel, as cápsulas são 14 vezes mais prejudiciais ao meio ambiente.
Apesar de recicláveis, o processo demanda recursos com energia, transporte e água, além do descarte no ponto de coleta adequado. Por isso, acaba sendo difícil tornar o processo viável e foi pensando nisso que a marca Orfeu criou as cápsulas biodegradáveis. Quando destinadas ao lixo orgânico elas podem voltar à natureza como adubo.
Exemplo internacional: reciclagem na Alemanha
Um bom exemplo internacional é o programa de reciclagem estabelecido na Alemanha. Por lá, a atividade é lei desde 1972 e prevê multas para quem joga lixo na rua ou não faz a separação corretamente.
Latinhas e garrafas PETs com o selo de reciclagem podem ser descartadas em máquinas próprias que ficam na porta de supermercados e trocadas por cupons de desconto para realizar as compras. A prática faz parte da rotina de todas as famílias que incentivam as crianças desde cedo a fazer a separação do lixo em casa.
Iniciativas sustentáveis precisam ser praticadas em todos os níveis, desde o individual até o governamental. Somente com a colaboração de todas as partes será possível avançar na melhoria da qualidade de vida no planeta. Reconhecer a responsabilidade e o papel de cada um é essencial. Aqui na Global Embalagens Biodegradáveis, levamos isso a sério, buscando constantemente formas de contribuir para um futuro mais sustentável.